• • • Mini Bio • • •

Seja bem-vinda(e)(o) ao universo da minha Divina Presença Eu Sou: Clara Imperatrice, muito prazer. Me graduei em Design de Moda pelo Centro Universitário Senac e possuo Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior pela mesma instituição. Fiz parte de seu corpo docente de 2008 a 2020, atuando como ilustradora, professora de desenho e comunicação visual, quando finalmente decidi me dedicar exclusivamente aos projetos pessoais. Hoje, minhas aspirações estão alinhadas com o meu propósito de alma, e uma delas é o desejo de tornar-me curadora holística, e essa missão vem se manifestando pouco a pouco através das minhas habilidades e expressões artísticas, em todas as áreas em que atuo: artes plásticas, poesia e design.

• • • Identidade • • •

De acordo com o Calendário Maia, a minha assinatura galáctica é representada pelo portal de ativação “Sol Ressonante Amarelo”, cujas palavras-chave são “consciência”, “iluminação” e “fogo universal”. Esta simbologia me incentiva a ser um canal de inspiração e iluminação, conduzindo com pureza, liberdade, beleza, dedicação, harmonia, sabedoria e através da essência do amor, o meu próprio caminho e os daqueles que sentirem ressonância com o meu trabalho. Estendo a minha identidade para a minha marca Clara Imperatrice, que faz de sua curadoria artística e alquímica um trabalho também curativo, manipulando cores que decoram, iluminam, aquecem e curam o coração.

• • • Inspirações • • •

As referências artísticas adotadas na produção são provenientes de uma minuciosa autoanálise sobre a minha trajetória, para compreender o que faz sentido, colore e dá vida ao meu acervo imaginário, a partir de um genuíno processo de autoconhecimento e reverberação interior. Tenho um particular apreço pelas cores, assim como tenho pela música. Nos meus produtos, gosto de explorar combinações de cores vivas com grafismos, simetria, formas geometrizadas e orgânicas. O que surge nas criações é a resultante de uma mistura sincrética e sinestésica de variadas culturas, filosofias, movimentos artísticos e referências estéticas. Posso citar alguns exemplos de fontes que me agradam e que são incorporadas à minha arte, direta ou indiretamente: os murais modulados de Athos Bulcão, a multiplicação simétrica de Luiz Sacilotto, a geometria ornamental de Beatriz Milhazes, as composições labirínticas de Aluísio Carvão, a tridimensionalidade gráfica linear de Frank Stella, os movimentos artísticos Neoplasticismo, Neoconcretismo, Abstração Geométrica, Construtivismo Russo, a Escola Bauhaus, os Grafismos Marajoara e Artes Indígenas Brasileiras, a Arte dos Povos Pré-Colombianos, o contexto Cultural e Folclórico Brasileiro, Africano, Mexicano, Peruano, Xamânico e de Povos Originários e Ancestrais, a Mitologia Egípcia, as Religiões Afro-Brasileiras, o Hinduísmo, o Simbolismo Hermético, a Fraternidade Branca, a Geometria Sagrada, os Animais de Poder, os Devas e Elementais, os Seres da Natureza e do Universo.

• • • Proposta • • • 

Na área das Artes Plásticas, tenho um projeto de produção de telas autorais, em que exploro, de maneira geral, temáticas relacionadas ao universo místico, como o sincretismo religioso, a Geometria Sagrada, os Seres da Natureza, os Animais de Poder, etc. São telas e painéis de tamanhos diversos, pintados com tinta plástica e acabamento envernizado com efeito fosco semi acetinado. A categoria do Design abarca atualmente duas linhas de produtos. Uma de acessórios para o corpo, em que produzo artesanalmente brincos e colares, e outra de acessórios para a casa, composta por objetos de decoração em madeira. Estas três linhas surgiram de uma pulsão em criar objetos de adorno que funcionassem também como amuletos decorativos, e que além das boas referências estéticas do design, arte e moda, pudessem invocar a presença de potências místicas, esotéricas e arquetípicas, conferindo também às peças e aos seus usuários toda a vibração, força e poder das egrégoras ali representadas. A concepção e confecção das obras e peças é totalmente autoral, construídas e pintadas manualmente, uma a uma. A produção é orgânica, fluida, atemporal, sem repetição de modelos, encomendas, tiragens em série e desvinculada de quaisquer tendências e sazonalidades do mercado. O design exclusivo, seja das formas ou dos desenhos, torna-as originais e únicas, com predominância de cores vivas, simetria, formas geometrizadas e orgânicas. Além da energia das referências simbólicas invocadas, há predominantemente, em todas as peças, a magnetização dos arquétipos da alegria, proteção e amor incondicional, que são as principais intenções imantadas durante a sua criação e confecção.

• • • Parceria Familiar • • •

As peças em madeira são produzidas a quatro mãos, a partir de uma linha de produção artesanal de slow design familiar, com a parceria entre pai e filha. Celso Imperatrice é o designer responsável pelas formas e construção das peças, e eu, como artista plástica, me encarrego da concepção e execução das pinturas. As inspirações desta série vêm de temáticas místicas e psicodélicas, como os Alebrijes mexicanos, as carrancas de proteção e os arquétipos de animais de poder. São peças concebidas com presença, dedicação e muita energia positiva, para trazer alegria à casa e oferecer proteção ao seu portador.

• • • Cuidado e Preservação das Peças • • •

As tintas usadas na pintura dos objetos de madeira são à base d’água, e todas as obras possuem acabamento de verniz acetinado. Para não danificar a estrutura delas, atentar-se contra quedas e batidas, pois podem descascar com facilidade. Evitar deixá-las expostas ao tempo, para amenizar desgastes e interferências na sua conservação. Por serem feitas artesanalmente, todas as peças estão sujeitas a pequenas irregularidades, próprias dos processos de construção e pintura, e em alguns casos, possuem um acabamento de desgaste induzido, com áreas lixadas, descascadas e manchadas propositalmente. Apesar de algumas terem formato de banco ou mesa, são peças exclusivamente decorativas. Suportam pequenos objetos como incensários, cinzeiros, livros, copos e etc., mas evite sentar-se ou usá-las de apoio para pesos maiores. Deixe-as longe da umidade, de objetos cortantes e que riscam. Mantenha a atenção na interação com animais e crianças.